arte-para-o-blog-1

Dia Internacional da Mulher - Moldes de lembrancinhas


Olá!

Semana passada montei alguns moldes com a mesma arte,
na fotografia acima tem algumas das opções de lembranças que disponibilizei o molde.
Na postagem tem outras peças.

Mas você sabe por que a mulher tem “um dia para chamar de seu?”. 
Diferente de outras datas não foi uma necessidade comercial a responsável pela oficialização da data pela ONU, em 1975. A data lembra das lutas das mulheres pela igualdade de direitos.
 Tudo começou em 26 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, em uma grande passeata, que reunião perto de 15 mil mulheres, em Nova York para exigir melhores condições de trabalho. Naquele momento, as mulheres ganhavam muito menos do que os homens para exercer as mesmas funções. Sua jornada era de 16h de, durante 6 dias por semana. 
O primeiro dia oficial das mulheres tem sua origem no movimento das operárias da Alemanha, ligado ao movimento socialista e que fazia as mesmas exigências do que a passeata das mulheres de Nova York: condições de trabalho mais igualitárias. 
Essa data foi comemorada dia 19 de março de 1911.
 Ainda nesse ano, no dia 25 de março, ocorreu um incêndio na fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist, onde 125 mulheres (entre 13 e 23 anos) e 21 homens morreram.
 Esse incêndio causou grande comoção e fortaleceu os sindicatos de apoio às mulheres trabalhadoras das industrias da tecelagem. Mas, foi somente em 1917, durante uma passeata na Rússia, que protestava contra a fome e contra a guerra , que a data de 8 de março foi marcada. 
A passeata foi organizada e executada por mulheres porque a Rússia participava da Primeira Guerra e as mulheres eram responsáveis pelos cuidados da casa e pelo trabalho no campo e nas indústrias. Naquele momento, a Rússia usava outro calendário e você pode encontrara essa passeata como tendo ocorrido em 23 de fevereiro. Essa passeata foi uma das ações responsáveis pela saída da Rússia da guerra antes do seu término (que só aconteceria em 1918) A ONU determinou que o ano de 1975 seria o Ano Internacional da Mulher, como uma forma de lembrar as conquistas políticas e sociais das mulheres e a data escolhida para a comemoração anual foi o 8 de março. 
No mundo todo a data é comemorada e em alguns países as mulheres têm um período de folga, como na China. Muitas manifestações são marcadas para datas próximas ao 8 de março em uma tentativa de atenção para causas femininas, como desigualdade salarial, violência, jornadas mais longas e pela garantia de liberdade de expressão. 
Apesar do histórico de lutas, o comércio também acabou adotando a data e as floriculturas e perfumarias já tem grande parte de seus lucros anuais em março. 
De qualquer maneira, a data é bastante significativa, seja para o comércio, seja para a luta pela igualdade, o que realmente importa é que houve uma longa caminhada para que se chegasse até os dias de hoje. Comemorando, lembrando ou ganhando dinheiro, o dia da mulher é uma data que permite discussões e essa já uma conquista .

Texto da artesã e professora de História Fabiana Lima,
conheça seu trabalho pelo:


Deixei disponível alguns moldes para lembranças e 
presentes para esta data, clique aqui para baixar.

Tem dicas, sugestões de moldes e temas que quer ver aqui no blog?
É só deixar um comentário abaixo, assim que possível monto e 
divulgo aqui para os leitores.

 Siga Pizinha Artesanatos nas redes socias:
@artesanatospizinha - Instagram Facebook

Para saber das novidades postada aqui.

Obrigada pela visita!
Até logo.

Joyce



Dia Internacional da Mulher - Moldes de lembrancinhas Dia Internacional da Mulher - Moldes de lembrancinhas Reviewed by Pizinha Artesanatos on 04:22 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.