arte-para-o-blog-1

Como cobrar pelo ponto cruz?


Perguntas frequentes:

Qual é o preço justo para cobrar pelo bordado em ponto cruz?

Devo cobrar por ponto?
Ou é melhor cobrar por hora trabalhada?
É melhor usar o material da cliente ou meu?
Ou será melhor cobrar pela dificuldade do gráfico que a cliente pediu?

São muitas e muitas perguntas.
E infelizmente sem uma resposta correta, isso mesmo não vou dizer que tal resposta é a certa.
Posso deixar minha opinião aqui, se tiver curiosidade continue lendo este artigo.



O importante é: Valorize seu trabalho!

Ele é único, especial, feito à mão, feito com carinho, delicado...
Pense que é uma obra de arte e realmente pra mim é.
Pense na exclusividade que ele proporciona pra você e para seu cliente.

Exemplo:

Podemos usar o mesmo gráfico mas nunca ficará igual!
Isso mesmo! Eu vou usar um acabamento, posso colocar o nome da pessoa que vai ganhar a peça, nisso o monograma escolhido não será o mesmo e muito menos a cor da peça ou meada.
A não ser que seja peças feitas para lembrança de festa!
Mas o meu cliente não será o mesmo que o seu.
Portanto não ficará igual, isso quer dizer exclusividade para a peça.

Minha primeira venda na internet:

Meu primeiro trabalho a ser vendido na internet foram toalhinhas com bolso bordada para cada criança de uma sala de aula,
o mesmo desenho e nomes diferentes. 
Quem ganhou tem uma peça exclusiva, única e personalizada!
Até as professoras ganharam.

Só quem borda sabe a dificuldade, com tempo acaba trazendo problemas de saúde, como:

  • tendinite - por fazer movimentos repetitivos,
  •   problemas de visão - por ficar forçando as vistas tanto no tecido como de ficar olhando o gráfico.

Cada caso é um caso:

Então, respondendo as perguntas frequentes acredito que cada caso é um caso.

Se você cobrar por hora, pode perder uma venda de peças simples e práticas de fazer,  porque o valor final final não vai compensar para seu cliente.

Se cobrar por ponto, é uma opção sua, mas vai perder tempo calculando ponto atrás, meio ponto… sinceramente eu não gosto. Parece que tira  a magia do bordado e é tão gratificante produzir com amor e não por obrigação. Até o trabalho rende quando fazemos o que gostamos.

Eu tenho uma base, que passo para meu cliente que pede, exemplo:

Toalha de mão de tal marca, com nome e desenho: Eu falo a partir de tal valor até tanto.
E explico: Esse valor é nome + desenho simples e com tal acabamento.
Geralmente o cliente me passa o tema e me diz para escolher o desenho, amo quando isso acontece. Mas tem uns que me pede sugestões, nesse caso lhe mostro quais desenhos tenho em gráfico no tema e ele escolhe.

(não mencionei valores aqui, porque os preços vão alterando com os anos e não sei em qual momento você está lendo este artigo). 

 

Eu gosto de me colocar no lugar do outro, então faço o cálculo do valor que vou gastar com material, transporte/frete para ir buscar o material e o meu lucro, que seria o tempo de confecção e passo para o cliente.

E aí o que você acha? Deixe abaixo seu comentário, já passei meu ponto de vista,.

Agora me responda o seu também. 

Obrigada pela visita! 

Joyce

Como cobrar pelo ponto cruz? Como cobrar pelo ponto cruz? Reviewed by Pizinha Artesanatos on 23:53 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.